Carregando Post...

BRIGADAS DE INCÊNDIO

Saiba o que é uma brigada de incêndio e sua função para prevenção e combate a incêndio.

Formada por um grupo de funcionários treinados e qualificados para prevenir e combater incêndios, a Brigada de Incêndio faz parte da NR23 e é exigida por lei para todas as empresas que possuem mais de 20 funcionários.  

A exigência da brigada tem como objetivo amenizar e socorrer os outros colegas de trabalho em uma possível emergência na empresa e dessa forma contribuir com a saúde e segurança do trabalho.  

 

Requisitos mínimos de uma Brigada de Incêndio 

Para participar da brigada de incêndio de uma empresa o funcionário deve passar por um treinamento teórico e prático de como saber prevenir e combater um princípio de incêndio dentro do ambiente corporativo, assim como prestar os primeiros socorros em caso de vítimas.  

Geralmente para a escolha do participante alguns requisitos mínimos são levados em conta como: boa forma física, bons conhecimentos sobre a instalação da empresa, maior de idade, ser alfabetizado e escala compatível com a presença constante durante o turno de trabalho.  

O critério para a escolha depende bastante do tamanho da empresa, uma vez que as muito grandes fazem prova para melhor selecionar os participantes. Na maioria das vezes os candidatos são voluntários. O tempo na função também varia, mas a duração média é de um ano na função.  

Quais as principais responsabilidades da Brigada de Incêndio? 

Dentre as principais responsabilidade do brigadista estão: a identificação dos riscos, a elaboração e emissão de relatórios sobre eles e também a inspeção dos equipamentos de segurança utilizados no combate às chamas, como os extintores e o EPI.  

Uma vez treinados e capacitados, os funcionários são considerados aptos a atuar na área e dessa forma auxiliar de forma preventiva e também no combate ao princípio de incêndio, salvamento e primeiros socorros das pessoas envolvidas.  

Além das responsabilidades exigidas pela função é importante destacar que o brigadista também precisa participar de todas as reuniões da função de modo a se atualizar sobre os ocorridos ou possíveis riscos que a empresa possa vir a ter. 

Qual a importância da brigada para o ambiente corporativo? 

A principal função da Brigada de Incêndio é preservar vidas e bens patrimoniais da empresa. Sua importância está justamente na possibilidade de idealizar ações de formas mais rápidas para diminuir as consequências de um sinistro.  

Ter uma brigada permite que planos de emergência sejam criados afim de esvaziar a empresa de forma segura em uma possível emergência com fogo, além de contribuir com resgates e salvamentos em acidentes de trabalho.  

Ter uma equipe treinada contribui para que as ações de emergência sejam realizadas de forma imediata e assim diminuam as consequências mais graves que o fogo possa vir a trazer, além de iniciar o combate até que o socorro profissional, como o corpo de bombeiros, chegue para atender a ocorrência.  

 


Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Escreva para nós, vamos trocar algumas ideias!

Telefone

(19) 3557-0111

(19) 3534-9366

(19) 99791-5363

Email

vagner@contromed.com.br

Localização

Av. 15, 505 - Saúde - CEP:13500-330 - Rio Claro - SP